Chinanews——
葡萄牙分社

China confirma idade de estátua de ave de 3,8 mil anos

 

China confirma idade de estátua de ave de 3,8 mil anos

A datação por carbono confirmou recentemente a idade de uma estátua cerâmica de ave vermelha de 3,8 mil anos descoberta na Província de Henan, no centro da China.

A estátua, de 16 cm de cumprimento e 7 cm de altura, estava pintada com cinábrio, o que indica que ela era usada como artigo religioso, segundo os arqueólogos.

O artigo foi encontrado nas ruínas da cidade de Xinzhai, descoberta em 1979, que se acredita ter sido fundada pelo rei Qi da Dinastia Xia, em 2050 a.C.

Zhao Chunqing, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências Sociais, disse que a estátua indica a adoração à ave na China pré-histórica.

China confirma idade de estátua de ave de 3,8 mil anos

Um grande número de utensílios cerâmicos e ferramentas de pedra foram descobertas no mesmo poço, assim como uma urna decorada com um design de folhas e um tripé em forma de cone e com uma decoração furada.

Segundo documentos históricos sobre Xia, a suposta primeira dinastia da China, o filho de Qi, Taikang, perdeu seu poder e foi expulso da cidade pelo líder tribal Houyi, que foi derrotada mais tarde por Hanzhuo.

Segundo Geng Guangxiang, arqueólogo de Xinzhai, a pesquisa anterior mostrou que ambas as tribos adoravam totens de ave, por isso, a estátua pode ser daquele período.

Ele acrescentou que Xinzhai continuou servindo como capital durante as dispustas até que Shaokang, descendente de Qi, tomou o controle da Dinastia.